sexta-feira, 29 de julho de 2011

"O VENENO ESTÁ NA MESA"

Silvio Tendler lança documentário “O veneno está na mesa”



Aconteu no Oi Casa Grande, em 25 de julho do corrente ano, o lançamento do documentário de Silvio Tendler, “O veneno está na mesa”. Através da “Campanha Contra os Agrotóxicos e pela Vida”

O referido documentário mostra o perigo a que se está exposto por conta do emprego excessivo de agrotóxicos na agricultura, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

Houve um debate com a participação do autor Silvio Tendler, da agrônoma Nívia Regina, do MST-Via Campesina, e de Letícia Rodrigues da Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Logo após, a exibição do  documentário.

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos.

Esse evento fez parte das comemorações dos 45 anos do histórico Teatro Casa Grande que terá, a cada mês, sempre às 20h, uma palestra sobre temas do Brasil e de nossa inserção no mundo.

Fonte: Campanha Contra Agrotóxicos e pela Vida RJ
            Kadu Machado - http://www.algoadizer.com.br/



Representando a Rede Democratica indago a questão dos alimentos hidropônicos, considerando o polêmico livro  "Sugarblues" de autoria de William Duftyos, em que o único objetivo era valorizar o ciclamato e depois, lançar o aspartame. Então, qual seria a relação maléfica da cultura de hidroponia ?

Silvio Tendler responde que a questão de associação do agronegócio com os transgênicos, já é um olhar possível em relação ao filme porque ele teve uma preocupação no filme em não politizar a questão, não vincular o transgênico com o latifúndio ou ao agronegócio. Apenas, demonstrando que o nosso inimigo é o agrotóxico.

Letícia Rodrigues da Silva, ressalta que a hidroponia se utiliza até de mais agrotóxicos do que a produção  no solo. Pois, na hidroponia se coloca fertilizantes na água e vários agrotóxicos para serem sugados pelas plantas. O que muda é apenas utilizar a água como substrato ao invés do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário