domingo, 2 de fevereiro de 2014

Telenovelas uma radiografia dos costumes de uma sociedade ou uma formadora imposta de opiniões ?

Considerando, a novela como uma forma de cultura popular há de se questionar os princípios e valores apontados na obra. Por mais, que a concessionária seja uma mídia televisiva de formação de opinião, existe um termômetro radiografando a imposição dos valores burgueses numa sociedade. 



O final da novela "Amor à Vida", exibido na Rede Globo, causou o maior rebuliço nas redes sociais por conta do tão esperado "beijo gay", conforme denominado pelas postagens. Mas, o mais importante das questões comentadas não foram vislumbradas, que foi a ética. 

Muito embora, os valores morais foram pauta de discussão, cujo foco principal se dá na forma individual, ou seja, aceitação ou não da família homoafetiva, os pontos questionáveis mais importantes não estão aí e, sim quanto os valores éticos, os quais se dão de forma coletiva.

Baseou-se a novela, em torno de um enredo evidenciado na infidelidade conjugal e na homoafetividade. Dois temas, ainda perturbadores numa sociedade que mantém valores do patriarcado. Entretanto, as mais importantes questões que deveriam causar polêmica, foram os crimes praticados durante o drama que pouco criaram polêmica. Assassinatos, extorsão, corrupção, falsidade ideológica, dentre outros, foram todos prescritos e aceitos pelo público. Demonstrando assim, que os meios justificam os fins. 

Estamos diante, de uma sociedade patológica em que tais crimes, não foram questionados e somente, a homofobia. Como o adultério, já não faz mais parte do rol das ilegalidades penais, mas evidentemente incomoda cada telespectador, sua abordagem foi de forma revanchista. 

Todavia, o Brasil passou a ser um exportador bem sucedido de telenovelas, mas há de se refletir se tais novelas representam a tendência dos costumes de uma sociedade ou, se a concessionária de mídia televisiva impõe tais valores na formação direta de opiniões. 

Cumpre salientar, que o casamento homoafetivo e sua formação familiar, já foram pauta de discussão e hoje encontram-se enquadrados na legalidade dos nossos Institutos Constitucionais. Sendo portanto, matéria velha a ser discutida. Enquanto, que os crimes abordados na trama, embora apontados como justificativa vingativa, não. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário