domingo, 8 de março de 2015

O que querem as Mulheres ? Apenas um Dia Especial ?

Não basta ! Há muito ainda a que lutar...

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais,
humanamente diferentes e totalmente livres."

Rosa Luxemburgo


Com um Congresso conservador e a mínima representação de mulheres no Parlamento em apenas 10%,  jamais alcançaremos o reconhecimento dos  direitos das mulheres e implícita transformação da sociedade, como: Descriminalização  e legalização do Aborto, Isonomia Salarial, dentre outros tantos direitos urgentes.

Recentemente, conquistamos a consideração do Feminicídio como crime qualificado e a autonomia das mães registrarem os filhos em cartório. Mas, como eleitoras no percentual de 52%, não basta ter uma Chefe de Estado Mulher.

Conquistamos também, anos atrás a Lei Maria da Penha contra a violência doméstica que apesar de um marco nas questões femininas ainda não é plenamente respeitada pela Justiça. Eis que, a violência moral, psicológica, sexual e principalmente a patrimonial não são consideradas. Não se trata apenas e tão somente, a violência física como é alardeada nos noticiários.

Como bem definiu Lênin, lá no ano de 1920, "O capitalismo alia à igualdade puramente formal a desigualdade econômica e, portanto, social. Essa é uma de suas características fundamentais hipocritamente dissimulada pelos defensores da burguesia, pelos liberais e não compreendida pelos democratas pequeno-burgueses." E, ainda que "o capitalismo não pode dar prova de coerência. E uma das manifestações mais eloqüentes de sua incoerência é a desigualdade entre o homem e a mulher. Nenhum Estado burguês, por mais progressista republicano e democrático que fosse, concedeu completa igualdade de direitos ao homem e à mulher." V. I. Lênin em O Socialismo e a Emancipação da Mulher).

No entanto, em pleno ano 2015, ainda não conquistamos a igualdade jurídica da mulher. Já que, temos a interrupção da gravidez não desejada tipificada como crime. E, aí vale refletir a questão da desigualdade social das mulheres, como define Alexandra Kollontai "Qual o objetivo das feministas burguesas? Conseguir os mesmos avanços, o mesmo poder, os mesmos direitos na sociedade capitalista que possuem agora os seus maridos, pais e irmãos. Qual o objetivo das operárias socialistas? Abolir todo o tipo de privilégios que derivem do nascimento ou da riqueza. À mulher operária é-lhe indiferente se o seu patrão é um homem ou uma mulher."(Alexandra Kollontai em O Dia da Mulher).

Pois bem, ninguém defende o aborto como forma de anti-concepção, apenas temos que considerar que a interrupção da gravidez indesejada é uma decisão de autonomia da mulher. Ouso dizer que é um Direito Personalíssimo da Mulher sobre seu corpo. Mas, hipocritamente o aborto já é uma realidade, tendo em vista que as mulheres da classe socialmente dominante já praticam a interrupção da gravidez em clínicas privadas e especializadas. Enquanto que, a mulher pobre é submetida aos riscos de aborteiros clandestinos aumentando as estatísticas de óbitos.

No entanto, alguns direitos já conquistados estão hoje perigando ao retrocesso com o Estatuto do Nascituro, cujo criacionismo legislativo insiste em revogar tais direitos como: o aborto em casos de estupro, de fetos anencéfalos e quando causam risco à vida da mulher.

Outra importante questão, são as várias jornadas de trabalho enfrentadas pelas mulheres, lhes proporcionando apenas o direito previdenciário de uma aposentadoria igualmente à dos homens que exercem apenas uma jornada laboral. E, a situação ainda se mostra desigual nas condições sociais dessas mulheres. Pois, a mulher operária que absorve várias jornadas de trabalho, desde a jornada profissional, aos cuidados da casa, criação dos filhos e atenção ao marido, não conta com ajuda externa e nem do Estado. Enquanto, perde muitas horas no trajeto de ida e volta do trabalho para casa, dado a precariedade do transporte público e a ausência de planejamento da mobilidade urbana. 

Portanto, urge que haja uma representação política da Mulher mais efetiva na proporção em torno de 50% de ocupação nas cadeiras do Parlamento. Então, somente assim começaremos exercer nossas reais conquistas de direitos. 

Por fim, retornando à Kollontai, a data de hoje... "Deixa um sentimento alegre de servir à causa comum da classe trabalhadora e de luta simultaneamente pela emancipação feminina inspire os trabalhadores a unirem-se à celebração do Dia da Mulher."

2 comentários:

  1. Há muito conheci uma mulher como colega da UCAM e amiga ... intrinsecamente talvez algo maior... me casei, ela também, me distanciei mas a guardei sempre na lembrança - no lado bom. Ela gostava de ouvir Chico Buarque, filosofar e papear no frio do meu carro, algumas vezes debaixo de um cobertor - e apesar de muitos pensarem, nunca tivemos algo carnal, mas a emoção dessa amizade no pensamento é quase como se tivesse... e ela cresceu e continua linda. Mágica? Lembra quem eu sou? Desculpe ser tão off topic, mas estou no meu bar em Búzios, chapado. Bjs.

    ResponderExcluir

  2. Enquanto isso, em âmbito nacional...

    (muitas vezes “esquecido” dos blogs…):

    o LULOPETRALHISMO:

    Lula é um perigo para a volta à normalidade, lula é o atraso e o prejuízo. Um homem mentiroso VIGARISTA, PeTralha e Picareta.

    Lula é incompetente, foi incompetente quando apostou naquela mulher ignorante em ECONOMIA cujo nome é Dilma Rousseff.


    A pseudoesquerda, certamente. Hipocrisia publicitária e pura propaganda. Já está fazendo Campanha (infiltrado nos blocos de Carnaval, disfarçado).

    ResponderExcluir