domingo, 30 de junho de 2013

O Povo não quer a Copa. Sabe por quê ?

Notícias como: "Fifa vê gesto desrespeitoso de Dilma Rousseff por não comparecer na final", "Manifestantes encontram bloqueio da PM nas proximidades do Maracanã" e "Para ser trunfo eleitoral, Copa vai precisar deixar legado importante". Demonstram que a COPA 2014, já não está no desejo coletivo da população brasileira. 



Considerado uma das maiores diversões da população brasileira, o Futebol, abarcou durante décadas a catarse coletiva de um povo trabalhador, cujos domingos eram sagrados assistir o time escolhido jogar nos campos verdes do Maracanã no Rio de Janeiro. Assim como, o Morumbi em São Paulo, o Mineirão em Minas Gerais e tantos outros no nosso continental país.

Não é à-toa, que canções foram inspiradas nesse hábito brasileiro que virara um folclore. No Rio se cantava: "Domingo eu vou ao Maracanã, vou torcer pro time que sou fã...". Desta forma, os trabalhadores substituíram o "Domingo no Parque" de Gil pelo futebol. 


Nos anos de chumbo, enquanto nossos brasileiros resistentes à opressão de um governo ditador, eram torturados e mortos nos porões escuros das masmorras, o povo gritava gol e cantava o hino "Pra Frente Brasil". O herói brasileiro e denominado pela Ditadura como Rei, foi Pelé. E, era aclamado pelo povo amordaçado que nos campos de futebol podia gritar, apenas e tão somente a palavra de ordem: Gol.


Anos se passaram, e o costume semanal do brasileiro continuou... Times eram aclamados e na Copa do Mundo todos se uniam em uma manifestação tipicamente nacionalista. Até os intelectuais se entregavam ao sublime Futebol.

Hoje no Rio, esse mesmo povo oprimido, sofrido pelas horas de tempo perdido nos transportes públicos não pode mais ir ao Maracanã. Eis que, diante da privatização somente os abastados e a classe dominante pode usufruir do espetáculo, antes democratizado. O Governador do Rio de Janeiro coloca a polícia na porta do estádio para barrar o povo. 


Nosso Maraca, não é mais público, não há mais arquibancadas ou a famosa "geral" e, não podemos nem chegar perto do Estádio que um dia foi templo do esporte mais popular do Brasil. Agora, cabe somente à Nobreza, o Povão  fica de fora, apanhando da Guarda do Governador. 

Acredito que até a Presidenta não possa entrar lá, somente quando convocada pela FIFA. 

Fonte das manchetes: Jornal do Brasil, O tempo e O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário