sábado, 29 de junho de 2013

"Dossiê Jango"

O Documentário Dossiê Jango estreia dia 05 de julho nos cinemas, um filme de Paulo Henrique Fontenelle O documentário reabre a discussão sobre o suposto assassinato do ex-presidente João Goulart, em 1976.

Confira o trailler:


“Dossiê Jango” propõe uma reflexão sobre o período da ditadura militar brasileira a partir de um dos mais controversos fatos políticos da história do país: a morte do ex-presidente João Goulart, em 6 de dezembro de 1976, na Argentina. Com argumento de Paulo Mendonça e Roberto Farias, o documentário dirigido por Paulo Henrique Fontenelle não se limita a reconstruir esse capítulo da história; ele apresenta novos elementos e testemunhas-chave para reabrir a discussão em torno das circunstâncias da morte de Jango, cuja hipótese de assassinato vem sendo levantada desde a ditadura, mas sem nunca ter sido investigada. Oficialmente, o ex-presidente morreu de infarto durante seu exílio político, quando planejava voltar ao Brasil.

Em clima de thriller, o filme – produzido pelo Canal Brasil – revela documentos do serviço de inteligência do Uruguai, do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), além de apresentar gravaçōes e depoimentos contundentes. Se sempre houve suspeitas em torno da causa mortis de Jango, o documentário agora junta outras peças desse nefasto quebra-cabeça. As entrevistas e fatos apresentados reforçam uma certeza: a morte de Jango não foi esclarecida. A produção relembra outras interrogações que assolam a história do Brasil, como as também suspeitas mortes de Juscelino Kubitscheck e Carlos Lacerda, na mesma época e com um curto intervalo.

A história acerca da morte de Jango reúne outras mortes inexplicáveis, entre elas a do médico legista que fez o seu laudo e, mais impressionante, de Enrique Foch Diaz, empresário uruguaio e amigo do ex-presidente. Autor do livro “João Goulart: El Crimen Perfecto”, ele afirmava veementemente que Jango teria sido assassinado. A produção do filme teve acesso a uma gravação inédita, em fita cassete, na qual o uruguaio listava uma série de outras mortes correlacionadas à do ex-presidente brasileiro. Foch morreu, em circunstâncias suspeitas, semanas depois de fazer a gravação.

“Dossiê Jango” surgiu a partir do projeto idealizado por Roberto Farias, um filme de ficção baseado na história. Roberto seguiu com seu projeto, que está em fase de pré-produção, e em paralelo ele e Paulo Mendonça decidiram realizar também um documentário. O ponto de partida de ambos os filmes foi a versão de Mario Neira Barreiro, ex-agente do serviço de inteligência do Uruguai, que está preso no Rio Grande do Sul desde 2003. Ele é uma das pessoas que afirmam que João Goulart foi assassinado pela polícia brasileira, com a colaboração dos uruguaios, em um complô do qual diz ter feito parte. Segundo ele, o plano se chamava “Operação Escorpião”.

A versão de Barreiro veio à tona em 2008, quando ele concedeu uma entrevista para a TV Senado e, logo depois, para o jornal “Folha de São Paulo”. Ele afirma que o delegado do Dops de São Paulo, Sérgio Fleury, deu a ordem para a execução de Jango, com autorização do então presidente Ernesto Geisel (1908-1996). O diretor Paulo Henrique Fontenelle, Roberto Farias e Paulo Mendonça estiveram durante dois dias com Barreiro, que detalhou minuciosamente a operação, citou nomes, datas e a sua rotina durante os três anos em que alega ter monitorado Jango. Na entrevista, Barreiro conta em detalhes como o grupo colocou comprimidos com uma substância química letal entre os remédios de uso regular do ex-presidente, para provocar um infarto fulminante. A equipe saiu do RS convencida de que valia a pena prosseguir com as investigações.

Em três anos de filmagens e pesquisa, a equipe do filme entrevistou o filho e a viúva de Jango, amigos, jornalistas, historiadores, políticos, e esteve na Argentina e no Uruguai, onde Jango viveu com a família em exílio. Lá, teve acesso a documentos da polícia uruguaia nunca revelados no Brasil. “A trama é toda costurada como em um filme de suspense. Mas investigamos a história a fundo. Queremos reabrir essa discussão”, diz Fontenelle.

PRÊMIOS:
Festival do Rio 2012 – Melhor Documentário Júri Popular
Mostra Tiradentes 2013 – Melhor Longa Metragem Júri Popular
Mostra DocFAM 2013 - Melhor filme Júri Oficial e o Júri Popular

FICHA TÉCNICA:

Direção PAULO HENRIQUE FONTENELLE
Produção Executiva TEREZA ALVAREZ
Roteiro e Montagem PAULO HENRIQUE FONTENELLE
Argumento PAULO MENDONÇA & ROBERTO FARIAS
Coprodução INSTITUTO JOÃO GOULART

Fotografia e Câmera (coletivo) MARCO MOREIRA, MARCELO CASACUBERTA, EDUARDO IZQUIERDO, PAULO VINÍCIUS SENISE, TOTA PAIVA, WLACYRA LISBOA, WALDIR DE PINA & BRUNO CORTE REAL

Coordenação de Pós-Produção VERUSCHKA G BÄUERLE
Edição de Som e Mixagem DENÍLSON CAMPOS
Trilha Sonora Original MARCOS NIMRICHTER
Videografismo RENATO VILAROUCA & RICO VILAROUCA

ENTREVISTADOS E DEPOENTES:

FLÁVIO TAVARES
CACÁ DIEGUES
ZELITO VIANA
LUIZ CARLOS BARRETO
CARLOS LYRA
JAIR KRISCHKE
GENERAL CARLOS GUEDES
JOÃO VICENTE GOULART
FERREIRA GULLAR
ALMINO AFONSO
CARLOS BASTOS
WALDIR PIRES
MANOEL LEÃES
CLÁUDIO BRAGA
CARLOS LACERDA
HÉLIO FERNANDES
DENISE GOULART
RAFAEL MICHELINI
GENETON MORAES NETO
MARIA THEREZA GOULART
MIRO TEIXEIRA
JÚLIO VIEIRA
LEONEL BRIZOLA
CARLOS HEITOR CONY
MIGUEL ARRAES
ROGER RODRIGUEZ
JARBAS MARQUES
MONIZ BANDEIRA
ENRIQUE FOCH DIAZ
MARIO NEIRA BARREIRO
MARIA DO ROSÁRIO
PABLO ANDRÉS VASSEL

Em sessão exclusiva hoje, o documentário foi apresentado  pela Comissão da Verdade do Rio de Janeiro - COLETVO/RJ, no auditório da OAB no Rio de Janeiro, com a presença do diretor Paulo Fontenelle e de João Vicente Goulart.








A programação das próximas exibições serão realizadas:

Auditório Presidente Tancredo Neves - Ministério da Justiça - Esplanada dos Ministérios - Brasília
Data: 01 de julho
Hora: 17h
Local: Esplanada dos Ministérios - Brasília/DF
Entrada franca*
* Com a presença do diretor do filme Paulo Henrique Fontenelle e de João Vicente Goulart

Abertura Oficial da Mostra Tiradentes - SP
Data: 04 de julho
Hora: 20h30
Local: CINESESC - Rua Augusta, 2.075
Entrada Franca*
* A retirada dos ingressos acontece uma hora antes da sessão do filme.

Fonte: Canal Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário