segunda-feira, 11 de março de 2013

O Cavaleiro da Esperança...

Maria Prestes, relança sua biografia em versão espanhol e português, o livro Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes, em que relata sua trajetória de vida e luta junto ao líder histórico comunista brasileiro. Desde a infância sofrida no nordeste até os difíceis anos da clandestinidade e do exílio vivenciados ao lado de Luis Carlos Prestes.

No lançamento, realizado em Saquarema na AMEASMaria Prestes, relembra alguns de seus  momentos na militância política em que foi presa em Recife e lhe cortaram os longos cabelos, como da simplicidade no cotidiano de Prestes em cortar um abacaxi numa habilidade quase artística e o seu gosto pelas rosas que cultivava nos jardins dos aparelhos. Mas, o que me impressionou nesta mulher de coragem e terna, foi a mensagem otimista de que não se deve desistir nunca. Pois, a vida é feita de altos e baixos. Assim, como fazer política deve ser parte integrante de qualquer cidadão, desde o simples encontrar com as pessoas no mercado ou puxar conversa com alguém ao lado no trajeto do transporte público. 

A cerimônia de lançamento, contou com a presença de várias personalidades, sendo mais marcante o filho Luiz Carlos Prestes, nome dado em homenagem ao pai, devido Maria estar relendo na época de seu nascimento a famosa obra de Jorge Amado, Cavaleiro da Esperança o amigo Carlos Eugênio da Paz, que atuou na luta contra a ditadura civil militar, mais conhecido como Comte Clemente da ALN.






Em sua obra, Maria faz revelações importantes do sistema socialista soviético, como também, as críticas à ditadura comunista de Stalin com os campos de trabalhos forçados; das expulsões de Carlos Mariguella, Câmara Ferreira, Apolônio de Carvalho dentre outros do PCB; até as passagens difíceis do "Velho", assim como chamava carinhosamente seu companheiro, pelas traições, isolamento político e rompimento com o antigo PCB que o levou ao ostracismo. E, toda a gratidão pela ajuda dos amigos João Saldanha e Oscar Niemeyer.

Há passagens interessantes, como o preconceito vivido pelas mulheres do Partidão, por sua simplicidade e ausência de intelectualidade, Maria aponta: 

"Quantas vezes ouvi às minhas costas sussurros de mulheres surpresas com o lamentável casamento de Prestes. Afinal, eu era uma pessoa pobre, do povo, que não estava à altura da luta teórica pelo comunismo." (p. 144). 

Da rotina metódica e a severidade na rotina de Prestes quanto aos horários; da proibição de ter o refrigerante norte-americano (Coca-Cola) em casa; da orientação literária que recebeu de seu Companheiro, conforme destaca:

 "...nas leituras de Charles Dickens, Alexandre Dumas, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Lima Barreto, William Shakespeare, Balzac e muitos outros autores. Com dedicação lemos juntos, A mãe, de Máximo Gorki, e Os irmãos  Karamazov, de Fiodor Dostoievski. Em seguida ele colocou nas minhas mãos livros sobre econômia política, marxismo, socialismo, estratégia e tática da luta revolucionária." (p. 88)
Algumas mensagens do Cavaleiro da Esperança mencionadas por Maria, merecem destaque: 

"O comunismo é um regime social sem classes, com uma forma única de propriedade sobre os meios de produção, a propriedade do povo, e com plena igualdade social de todos os membros da sociedade. O princípio básico é o 'de cada um conforme sua capacidade e a cada um de acordo com as suas necessidades'" 
"Como comunista morrerei convicto de que só há uma possibilidade para salvar a humanidade da miséria e  da fome - socializando os meios de produção colocando-os a serviço da sociedade. Se o socialismo real errou, isso não significa que o capitalismo acertou. Ninguém vai tirar de mim o direito de ser comunista, marxsta-leninista e revolucionário. Os que são frouxos que abram mão de seus ideais." 

De fácil leitura, foi bastante instrutivo ter conhecimento da vida de uma militante encarregada na segurança do Secretário Geral do PCB, como Prestes, desde a sua intimidade, até se consagrar como Mito. 


AMEAS – Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema

ALN - Ação Libertadora Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário