sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FILME - "Os Amigos de 68"

O filme "Os Amigos de 68" fará sua estréia no Odeon, dia 10 de novembro, sábado, às 15:15 na Mostra de Cinema Kinoplex. 


SINOPSE
Brasil, junho de 1968. Uma assembléia estudantil é realizada em plena ditadura militar. Conhecida como “A Ocupação da Reitoria”, a assembléia levou à prisão 400 estudantes, universitários e secundaristas. Mais de trinta anos após a anistia, companheiros de resistência se encontram e conversam sobre a manifestação e as consequências do período nos dias atuais.

SOBRE O FILME
Escrito, dirigido e produzido por Elena Diniz, Os Amigos de 68 é um filme inédito que procura resgatar a memória de uma manifestação estudantil, destacando a importância das lutas sociais na construção da história do Brasil.​
​​
DECLARAÇÃO DA DIRETORA
​​
A RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA​
​​O ano de 1968 foi o marco de grandes convulsões sociais no Brasil que vivenciava o início de um período marcado por uma opressora ditadura militar (1964-1985). O ano representou o auge do movimento estudantil, que foi uma das primeiras forças sociais no país a lutar pela democracia. O ícone do movimento de resistência foi a “Passeata dos Cem Mil” realizada no Rio de Janeiro em plena repressão. A precursora dessa referência foi uma assembléia estudantil que resultou na prisão de 400 estudantes, universitários e secundaristas. Devido às prisões injustas, o movimento estudantil obteve a adesão popular impulsionando as mobilizações.

Narrado por relatos espontâneos de companheiros de resistência, Os Amigos de 68 revisita os sitios históricos onde ocorreu a assembléia, traçando um paralelo entre o passado e o presente.

O filme reconstrói e é parte integrante do processo de luta pela memória, que  enfrenta uma forte resistência no país. Um reflexo dessa resistência é a Lei de Anistia ampla, geral e irrestrita promulgada em 1979 e reafirmada em 2010 pela Suprema Corte, em que impossibilitou processar os crimes cometidos pelo Estado durante a ditadura e, por conseguinte, qualquer reparação simbólica. Assim, é essencial combater o processo alienante que vem ocorrendo nos sítios históricos, para que as novas gerações reconheçam sua história e seus heróis. (Elena Diniz - nov. 2012)

SOBRE A DIRETORA 




Elena Diniz nasceu no Rio de Janeiro e, em 2011, se formou em Comunicação Social-Cinema pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Voltando-se para produções com temáticas sociais, históricas e culturais, Os Amigos de 68 é o seu primeiro curta-documentário. O projeto partiu de uma experiência carregada de vivência familiar que evoluiu na reflexão das questões políticas e sociais do período retratado no filme.


FICHA TÉCNICA

​​Direção, Roteiro e Produção​ - Elena Diniz

Fotografia - Mariana Rodrigues

Edição e Som Direto - Pedro Callado

Desenho de Som e Trilha Sonora - Fabio Carneiro Leão

Colorista e Efeitos Visuais - Thiago Carvalho

​Finalização - Carolina Jessula

​Still - Marco Aurélio

Patrocínio - PUC-Rio

Fonte: http://www.osamigosde68.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário