sábado, 22 de setembro de 2012

Arte visual de Gina e Ivonesio Ramos

Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, que tem o mar e a montanha na mais perfeita arquitetura, a famosa Ipanema cantada por Tom em versos do nosso Vinícius, traz também a tradicional Feira Hipe, logo ali, na Praça General Osório, aonde os transeuntes passam rapidamente durante a semana em busca do Metrô para chegar ao seu destino, aos finais de semana pessoas coloridas saem do túnel para desfrutar da bela praia, aquela mesmo, em que a Garota de Ipanema no seu gingado encantou nosso saudoso Poetinha. 

E, foi num belo domingo de primavera que Helena e eu, fomos passear pela Feira Hipe e assim, nos deparamos com Gina e Ivonesio


Lá na tradicional Feira Hipe, encontramos a arte, neste casal sem limites em expor os sentimentos em obras magnificas, da natureza morta ao neo-concretismo, Gina Ramos e Ivonesio Ramos

Não sou crítica de arte e tampouco, me importo com isso, apenas a arte me faz sentir. Observando atentamente as telas coloridas de Gina, com as flores num colorido intenso, me fez crer que a beleza ainda é possível, e se isso me trouxe alguma emoção, para mim é Arte. 




Nesta tela lilás em hortências, lembro-me da minha mãe, que apesar de ter a graça, Hortência, é suave como as pinceladas em tom pastel e bela como o degradé das misturas violetas. Nesta outra das uvas, recordo-me quando criança de um desenho dela em lápis-de-cor em que lá está novamente o tom das violetas. Se isso, causa regozijo a minha alma é a mais pura Arte.


Nesta obra com as engrenagem do tempo, reflito como o nosso tempo é abstrato e inexistente, eis que na tentativa sequencial de Chronos em marcar o tempo, nada é eterno, somente a Arte. O tempo está ali, cadenciado, e vem a angústia da finitude. Reflito ainda, pelas engrenagens a questão da falta de tempo, cujos planos e projetos de vida, muitas vezes encontram-se esvaídos. E, nesse moto-contínuo lembro-me do Cotidiano cantado por Chico Buarque que nos paralisa os sonhos.  


Ah ! Mas, como pensar num tempo irreal, se ainda temos uma revolução a nossa espera... Ora ! A Arte na sua grandeza é assim, saio da angústia para adentrar nos meandros da emoção mais otimista de luta por um outro mundo, e para isso, preciso que o tempo de estenda na esperança de ter tempo para um mundo que está por vir.


Vou para casa guardar todas as emoções e reflexões vividas nesta tarde de domingo, por Gina e Ivonesio. Principalmente, o Amor, já que a dupla concretiza 42 anos de união, num mundo tão líquido em que os casamentos evaporam...


Fonte das obras: https://www.facebook.com/ivonesio.ramos
Mapa: https://maps.google.com.br/maps/ms?client=firefox-a&ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=110755829133376993620.000455c1b6c1c87fdfac0

Nenhum comentário:

Postar um comentário