quarta-feira, 6 de junho de 2012

IX Encontro Internacional de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade – Capítulo Brasileiro




A Rede das Redes – Capítulo Brasileiro – tem o prazer de convidá-los a participar do “IX Encontro Internacional de Intelectuais e Artistas em defesa da humanidade”, entre os dias 07 e 09 de junho de 2012, no Espaço TOM JOBIM, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

A discussão de intelectuais e artistas internacionais e nacionais dá início às atividades da Rio+20 discutindo um tema que é o cerne da base sócio cultural e o determinante dos rumos das futuras gerações do planeta: “Cultura e Sustentabilidade”.
Rio de Janeiro, 12 de maio de 2012
Atenciosamente,
Oscar Niemeyer – Presidente de Honor
Marilia Guimarães – Presidente do Capítulo Brasileiro



O Encontro Internacional de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade é o IX Encontro da Rede das redes Em defesa da Humanidade, realizado anualmente em vários países da América Latina, com sua primeira edição no Brasil. É, também, o I Encontro Internacional de Intelectuais e Artistas no Brasil para um debate público com o tema “Cultura e Sustentabilidade”.
A ministra da cultura Ana de Hollanda irá abrir o debate.
O evento será realizado no Espaço Tom Jobim – Jardim Botânico – entre os dias 07 e 09 de junho de 9h às 22h.
O Encontro abrirá a semana do Rio +20. A entrada é franca e o debate é aberto ao público.

Quem somos?

A Rede das redes Em defesa da Humanidade surgiu no ano de 2003, por iniciativa de destacados intelectuais e artistas consolidando-se no Encontro internacional de Intelectuais e Artistas “Em defesa da humanidade”, celebrado em Caracas em dezembro de 2004.

A Rede é integrada por escritores, artistas, acadêmicos, advogados, professores, economistas, religiosos, estudantes, movimentos sociais, meios de comunicação alternativos entre outros. Inclui também outras redes de diversas frentes, movimentos e organizações dispostas a participar em ações concretas.

Apoia as lutas dos povos do mundo, é solidária com os processos de avanço, sustenta o direito à diversidade cultural, promove campanhas de solidariedade e difunde, entre seus membros, declarações e convocações de denúncias, procurando um amplo apoio a estas causas.

Tem por objetivo opor–se ao imperialismo, às suas políticas neoliberais, à guerra ao terrorismo como instrumento de terror, aos projetos de uniformidade sociocultural e à monopolização do conhecimento.

Programação

Dia 7 de junho
9h30min

Abertura
Marília Guimarães – Presidente do Capítulo Brasileiro, Ana de Hollanda – Ministra de Cultura do Brasil, Liszt Vieira – Presidente do Jardim Botânico, Cecília Conde – Diretora do Conservatório Brasileiro de Música , Carlos Zamora – Embaixador de Cuba no Brasil.

A luta pela sobrevivência da humanidade diante da ameaça de destruição da própria espécie humana
Miguel Bonasso, Argentina; Liszt Vieira, Brasil; Monserrat Ponsa Tarrés, Espanha; Lucia de Ana, Itália; Ana Pellón, Cuba; Monica Bruckmann, Peru.
de 13h às 14h Almoço

14h
As redes sociais e seu papel nas interações socioculturais
Lamrani Salim, França; Caique Botkay, Brasil; Marly Chagas, Brasil; Eduardo Guimarães, Brasil; Ariana Lopez, Cuba.
17h

Ciência como paradigma da Cultura?
Jorge Mautner, Brasil; Rui Lopes, Portugal, Vitor Ortiz, Brasil; Lucia Helena Issa, Brasil; Cládice Diniz, Brasil; Antonio Smirnov, Cuba.

19h
Lançamento do livro  ̈Do Guerrilheiro do Tempo ̈ de Katuiska Blanco Catañeira Katuiska Blanco, Fernando Morais, Marilia Guimarães.

Apresentação Musical
Jorge Mauttner e Jacobina
Dia 8 de junho
10h

O Papel das universidades na construção do mundo
Carmen Bohorquez, Venezuela; Theotonio dos Santos, Brasil; Pasquale Moliterni, Itália; Carlos Molina, El Salvador; Acela Caner, Cuba.
de 13h ás 14h30min – Almoço

14h30min
Cultura de massas e cultura popular e seu papel na sustentabilidade
Gutti Fraga, Brasil; Mauro de Sá Rego Costa, Brasil; Jaílson de Souza e Silva, Brasil; José Ordás, Cuba; Yamila Cohen, Cuba.

17h30min
A função do intelectual e os movimentos sociais na luta pela liberdade de informação
Roberto Amaral, Brasil; Stella Calloni, Argentina; Luis Britto, Venezuela; Franklin Coelho, Brasil; Silvio Da-Rin, Brasil; Osvaldo Martinez, Cuba.

19h
Encerramento
Thiago de Mello, Brasil Galo Preto, João Luiz de Souza, Raul Ellwanger, Pepe Ordás.

Apresentadores
Leticia Spiller, Maria Inez da Silva, Rodrigo Hita, Eliete Ferrer, Vivaldo Franco, Jalusa Barcelos, Carlos Takeshi, Yamila Cohen.

Fonte: http://culturaesustentabilidade.wordpress.com/

          http://www.rededemocratica.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário