domingo, 27 de maio de 2012

Sem perder a ternura, jamais !!!

Conforme aponta a matéria abaixo, é evidente e comprovado cientificamente as diferenças entre os sexos, sejam diferenças neurológicas ou hormonal. No entanto, os homens por ignorarem tais diferenças não conseguem lidar com essas adversidades, até mesmo por sua natureza pragmática.

Pesquisas apontam, não somente a capacidade das mulheres em suportar a dor física mais do que os homens, como também, aptidão na realização de várias tarefas ao mesmo tempo. E, mesmo assim, com todas as atividades exaustivas cotidiana, ainda conseguem lidar com a desigualdade de gêneros SEM PERDER A TERNURA, JAMAIS !


 

Especialista fala das sutis diferenças entre homens e mulheres

Por Gardênia Cavalcanti

São muitas as situações relacionadas ao cotidiano feminino. Mulheres podem ser mães, esposas, namoradas, donas de casa e trabalhadoras, sem perder a ternura.
Um dos maiores psicanalistas do Brasil, Içami Tiba, com mais de 72 mil atendimentos em 35 anos de carreira e mais de 14 livros publicados, principalmente sobre educação familiar, escreveu o livro "Homem cobra Mulher polvo” da editora Gente. Na obra, ele fala sobre as diferenças entre as mulheres e os homens. Diferenças estas que, muitas vezes, podem causar sofrimentos.
Como entender esse universo? Como saber mapear os períodos hormonais e não confundir TPM com depressão? E como diferenciar a falta de vontade sexual com desinteresse pelo parceiro? São questionamentos diversos que o mundo feminino enfrenta diariamente. O médico e escritor relacionou algumas perguntas e respostas que simplificarão o cotidiano feminino, explicando melhor essa diferença:

Por que as mulheres falam mais que os homens?
Na mulher, a região cerebral responsável pela fala é mais ativa que no homem. Isso é comprovado pelo exame de ressonância magnética do cérebro. Por ter mais capacidade de falar do que o homem, a mulher acaba usando integralmente essa capacidade e falando mais mesmo.

Por que mulher estressada precisa falar, mesmo que não seja ouvida?
A mulher se alivia do estresse conforme deixa as palavras saírem pela boca. É como se ela precisasse descarregar as palavras, evitado que acumulem na mente e acabem causando uma explosão. Uma mulher estressada precisa falar, mesmo que aparentemente não seja ouvida. É isso que o homem não entende: como a mulher confidencia um problema para a amiga e esta, em vez de lhe responder, a interrompe e conta o seu próprio problema? Parece que não ouviu a outra, mas mesmo assim as duas ficam aliviadas...

Por que a mulher enxerga sem olhar diretamente?
Porque tem visão periférica desenvolvida, muito mais ampla e eficiente que a do homem. A mulher pode ficar falando meia hora sobre tudo o que viu num bater de olhos. O homem que se cuide com essa visão periférica feminina, pois quando olha em tubo para alguém, a esposa percebe imediatamente o que está acontecendo e, sem desviar o olhar, sabe quem está no foco de atenção dele. E ele nem se toca que ela percebeu tudo.

Além desses questionamentos que são mais comuns, as mulheres muitas vezes não compreendem o seu desinteresse em alguns períodos com relação ao seu parceiro. Mas, o que é ainda mais angustiante é que o parceiro, muitas vezes, não compreende. Mulheres que estão na fase reprodutora, após o período fértil, entram na fase da progesterona.

É como o corpo se prepara para a maternidade. Nesse período, a mulher fica menos receptiva e pode até se tornar irritadiça, agressiva, depressiva e inchada. 

São explicações cientificas e que ajudam mulheres e homens a compreender melhor essas mudanças de humor e hormonais. Por isso, nesse período é necessário a prática de exercícios físicos para liberação da endorfina, o chamado hormônio do prazer.

Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário