sexta-feira, 18 de novembro de 2011

INCA um Instituto do SUS !!!

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde, vinculado à Secretaria de Atenção à Saúde, auxiliar no desenvolvimento e coordenação de ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Brasil.

Tais ações são de caráter multidisciplinar e compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer, no âmbito do SUS, e a atuação em áreas estratégicas como a prevenção e a detecção precoce, a formação de profissionais especializados, o desenvolvimento da pesquisa e a informação epidemiológica. Todas as atividades do INCA têm como objetivo reduzir a incidência e mortalidade causada pelo câncer no Brasil.

O regimento do Ministério da Saúde, aprovado pelo Decreto Presidencial n° 109 de 2 de maio de 1991 e reafirmado pelos Decretos Presidenciais n° 2.477 de 28 de janeiro de 1998 e n° 3.496 de 1º de junho de 2000, dá ao INCA as seguintes competências:

- assistir o Ministro da Saúde na formulação da política nacional de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer;

- planejar, organizar, executar, dirigir, controlar e supervisionar planos, programas, projetos e atividades, em âmbito nacional, relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento das neoplasias malignas e afecções correlatas;

- exercer atividades de formação, treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos, em todos os níveis, na área de cancerologia;

- coordenar, programar e realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais, em cancerologia;

- e prestar serviços médico-assistenciais aos portadores de neoplasias malignas e afecções correlatas.

 
Todo cidadão tem direito a atendimento gratuito. Por isso, o Ministério da Saúde garante o atendimento integral a qualquer doente com câncer, por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Atendimento integral significa proporcionar ao doente todos os cuidados de que necessita para a cura ou o controle da doença inclusive, as medidas de suporte para os tratamentos, cuidados paliativos, que visam a dar melhores condições de vida aos doentes que não puderem ser curados e reabilitação para a reintegração social daqueles que ficam com seqüelas da doença ou do tratamento. integralidade é fundamental na oncologia também porque a grande maioria dos tipos de câncer só pode ser tratada, de modo resolutivo, com variadas modalidades de tratamento, sucessivas e complementares, que compõem protocolos. Assim, por exemplo, para que a cirurgia planejada para determinado tipo de câncer tenha êxito em curar, pode ser necessário que seja precedida de tratamento com medicamentos quimioterápicos e sucedida com radioterapia e outros medicamentos anti-tumorais, isto tudo em períodos rigorosamente programados.

Instituto Nacional de Câncer - INCA
Praça Cruz Vermelha, 23 - Centro
20230-130 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-1000



A pouco, circulou uma propaganda nos sítios de relacionamento, uma campanha para que o Ex-Presidente Lula se tratasse do câncer pelo SUS. Fora o fascismo da aludida campanha, bem como a insensibilidade dos que não conseguem se colocar no lugar do seu semelhante. Lamento em informar, que o Ex-Presidente estaria muito bem amparado em seu tratamento. Mas, infelizmente estaria retirando a vaga de um cidadão sem condições de custear o caro tratamento de um câncer.

O INCA é um dos Institutos de excelência do SUS, cujo tratamento é inteiramente gratuito. Não somente, o paciente com câncer é beneficiado pelo tratamento, mas seus familiares.

O tratamento poderá ser realizado em uma das unidades mais próximas ao domicílio do paciente, assim como também ocorrerá na residência, caso seja mais vantajoso para o paciente. Não somente, a equipe do INCA é formada por profissionais gabaritados para atender as necessidades do paciente, como ainda a família recebe atendimento psicológico e jurídico.

Tal é o grau da eficiência do Instituto que no caso do tratamento domiciliar, uma equipe completa de profissionais que acompanham o tratamento e fazem as visitas rotineiras ao paciente. São: Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais e Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas e Advogados que acompanham tanto o paciente, quanto a família. 

Ademais, todas as despesas por conta do tratamento são inteiramente gratuitas, exames, quimioterapia, radioterapia, sejam até no atendimento domiciliar com fornecimento de todos os medicamentos, qualquer tipo de material utilizado pelo paciente e cartilhas explicativas.

Temos que nos orgulhar deste Instituto do Câncer, pois é referência pela qualidade e eficiência, assim como totalmente vinculado ao Sistema Público de Saúde. Ultrapassando qualquer, instituição privada.

Tenho dois casos de pessoas conhecidas que obtiveram tratamento integral com grande sucesso. Um foi a mulher do meu porteiro com câncer de mama, em que seu tratamento englobou desde a internação, quimioterapia, radioterapia, cirurgia de mastectomia com a reconstrução plástica do seio, toda medicação necessária, peruca, acompanhamento psicológico, jurídico e assistencial. Todas as despesas, sem exceção foram custeadas pelo Governo Federal, sem qualquer ônus à paciente ou aos seus familiares. Sendo que, o tratamento continua até a alta definitiva dos cincos anos futuros.

O outro caso, trata-se de um amigo muito próximo que está em tratamento pelo INCA, aonde sou testemunha do acompanhamento dos profissionais que são impecáveis. Tendo em vista, que neste caso específico o câncer de fígado acomete um idoso de 71 anos e, a opção familiar foi pelo tratamento domiciliar.

Contudo, há o fornecimento de toda a medicação necessária, desde os remédios mais modernos até uma simples dipirona. Todo o material utilizado é fornecido, incluindo seringas e curativos, creme hidratante, um colchão especial para evitar formação de escaras e até uma lousa organizando os horários dos remédios e as visitas dos profissionais agendados. Na parte nutricional, vão de vitaminas a complementos alimentares.

Ademais, há uma equipe de profissionais em que incluem periodicamente, visitação do médico responsável, enfermeira, nutricionista, assistente social, psicóloga e fisioterapeuta. Incluindo assistência jurídica com toda a informação sobre os benefícios e direitos do paciente portador de câncer, os quais vão de isenção de impostos ao benefício de uma ajuda de custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário