quinta-feira, 30 de junho de 2011

Debate Aleida Guevara, esclarecedor e bastante informativo

Tive o imenso privilégio de participar, como membro da mídia alternativa do jornal REDE DEMOCRATICA, no debate realizado em 27/06/2011, com ALEIDA GUEVARA, filha do CHE GUEVARA, que não exerce nenhuma função política e é somente uma médica alergista pediatra.

Esclarece ALEIDA, que o mundo exerce uma informação muito manipulada da Revolução Cubana e, ainda hoje, Cuba sofre uma pressão externa enorme. Pois, os jornais do mundo inteiro noticiam informações inverídicas a respeito de Cuba. Todas as ações cubanas realizadas em benefício de outros países não são divulgadas pela impressa internacional.

Atualmente, há muitos cubanos trabalhando solidariamente em 76 países, como Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Equador dentre outros, através do órgão chamado ALBA, Alianza Bolivariana para Los Pueblos de Nuestra América, em que se refere a uma Alternativa Bolivariana para América.

Assim, esses trabalhos solidários que os cubanos exercem em vários países não são divulgados em nenhuma parte do mundo. Apenas, há publicação negativa na imprensa a respeito de Cuba.

A Revolução Cubana sofreu não somente ataques verbais ou críticas, mas a população cubana sofreu ataques reais, bacteriológicos e militares do imperialismo Norte Americano porque infelizmente estão muito perto geograficamente. Um exemplo citado, foi que em 1980 entra em Cuba uma epidemia chamada "dengue hemorrágica" em que adoeceram 200 mil cubanos, morrem 151 pessoas e destes 151 óbitos eram de crianças cubanas. Esse ataque criminoso não foi condenado por nenhuma organização de Direitos Humanos em nenhuma parte do planeta, mesmo o governo dos EUA reconhecendo sua participação ativa nesses ataques biológicos.

Por que vale a pena resistir ? Porque antes 1959, a maioria das terras cubanas estava nas mãos de Companhias Estadudienses, havia 33% de analfabetismo total, 60% de mortalidade infantil, onde de cada criança que nascia viva, 60% morriam antes de completar um ano de vida. Nessa época, Cuba não tinha autoridade e soberania sobre qualquer decisão a ser tomada sem a aprovação do embaixador dos EUA.

Então, o primeiro Movimento Revolucionário foi a Reforma Agrária, e foi importante porque o povo cubano era em sua maioria agrícola, dependendo da agricultura para sua alimentação. Desta forma, para mudar a sociedade cubana as suas terras devem ficar nas mãos de quem produz e não nas mãos de multinacionais que expropriavam a produção agrícola.

Um povo, dizia San Martin, somente será livre quando for um povo culto. Assim, a Revolução Cubana deu ao povo educação para que pudesse aprender o que toda capacidade intelectual lhe permitia. Esse também, foi um dos primeiros e importantes passos da Revolução, alfabetizar o seu povo para não ser subjugado e manipulado. Pois, todo ser humano deve viver com dignidade.

A educação cubana tem que ser popular, gratuita e a serviço da população, portanto não há em Cuba escolas e universidades privadas. Todos independentes de raça, de sexo, posição social, têm direito à educação gratuita.

Hoje, Cuba tem uma imortalidade infantil de 4,8% das crianças nascidas vivas; tem profissionais em mais de 70 países, como médicos, professores e engenheiros, além de 1 milhão de estudantes universitários dos 11 milhões de cubanos. Assim, não há mais analfabetismo.

Não somente, esses profissionais falam os idiomas espanhol, português, inglês, francês, como também o guarani e outras línguas indígenas, permitindo ser solidários aos outros povos.

Cuba atualmente é dona de todo o seu território, não se aliena a propriedade. Pois, a terra é propriedade absoluta do povo cubano. Portanto, Cuba é o único país do mundo que diz NÃO aos EUA e se manterão independente até as últimas conseqüências.

Apesar dos avanços, ainda existe muitos problemas em Cuba que precisam ser resolvidos, tais como: a população camponesa que não tem o modo de viver adequado; o transporte urbano que é um sério problema e os serviços menores como carpintaria e alvenaria são deficitários, que apesar de uma revolução socialista passa por uma crise econômica brutal. Sem poder comercializar com outros países desenvolvidos devido ao embargo.

Um serviço de carpinteiro para reformar um armário de cozinha custa por exemplo, 6.000 CUC, enquanto que um médico ganha 575 pesos cubanos, ou seja, 30 a 35 CUC mensais.

A crise mundial se estende à muitos países desenvolvidos, tanto que a medicina cubana é melhor do que da Alemanha, Bulgária e Hungria.

Cuba é o quarto país com depósito de níquel no mundo e com isso mantém intercâmbio com outros países socialistas. Mas, diante dos esforços da revolução e do período especial, investiu-se no turismo para trazer divisas e custear os gastos com medicamentos. A seguir tem-se a revolução bolivariana que traz apoio à Cuba, à Bolívia e ao Equador esperando que a situação melhore, mas vem a crise mundial que prejudica todo o mundo. E, então, os cubanos têm que decidir o que fazer e não podem sustentar as pessoas que não estão produzindo, permitindo que essas pessoas comecem a trabalhar por conta própria pagando imposto ao Estado.

Nesse sentido, o Estado cubano decide liberar os trabalhadores que não são imprescindíveis para população a organizar-se em trabalhos alternativos, mas aos poucos porque nem toda população concorda com tal decisão.

Num exemplo prático, os trabalhadores que abrem um restaurante e contratam os membros de sua família para trabalhar, tem-se a necessidade de criar sindicatos para garantir que esses trabalhadores tenham formas de reivindicar seus direitos. Portanto, cada dono de um restaurante que mesmo empregando seus familiares, tem que pagar um imposto por cada trabalhador e este deve receber um salário no piso imposto por lei. Onde, a preocupação maior seja a consciência social.

De acordo com Marx, um homem pensa segundo vive. Se uma pessoa vive conforme o interesse individual, como pensar em consciência social ? Esse é um grande medo de Cuba no futuro porque precisará manter a sociedade socialista com seus valores.

Atualmente, estão se exigindo mais da educação em Cuba, com a linguagem e ortografia corretas, não se pode permitir que um universitário se gradue em medicina com uma ortografia ruim, um jornalista com má ortografia porque se não houver esse tipo de exigência, terão acomodação e o controle é muito importante. Pois, tudo que foi conquistado em Cuba proveio de muito sacrifício humano e é preciso que haja solidariedade com outros povos. Isso é um privilégio que não se pode perder. 

- Pergunto à Aleida, em nome da REDE DEMOCRATICA, como está a situação da mulher em Cuba atualmente, depois desses 52 anos da Revolução. Considerando o nosso marco histórico com uma mulher chegando ao poder e representando toda a nação brasileira, mas ainda sofremos discriminação e dificuldades por conta do machismo. E, ainda conforme a liberalidade religiosa em Cuba como é a situação do aborto.

Ela me responde inicialmente de forma lúdica que antes da Revolução de 1959, as mulheres estavam de costas e agora estão de frente. Atualmente, 66% dos profissionais cubanos são mulheres, o Parlamento cubano é o terceiro no mundo em participação feminina. Mas, que no Brasil o MST dá um parâmetro alto nesse sentido, eis que 50% das dirigentes são de mulheres e outra metade é composta de homens. Proporcionando assim, uma melhor igualdade que aliás, Cuba ainda não logrou esse êxito.

Crê, Aleida, que a sociedade cubana ainda tem que lutar para uma total igualdade entre os sexos, devido à existência de pequenas diferenças nesse aspecto. Lembrando que a Comunidade Católica sempre diferenciou as mulheres, sendo os homens em primeiro lugar, os animais de carga em segundo lugar e por último as mulheres. Então, é difícil porque as mulheres na Igreja Católica são vítimas de preconceitos.

Cita, o exemplo das suas duas filhas em idade adulta que tiveram uma formação diferente dela por conta da geração, a mais velha é uma excelente Chef de Cozinha, que apesar de um temperamento dócil perante o marido, jamais permite ser subjugada ou dominada porque é uma mulher independente como ser humano. Enquanto, que a mais nova nem sequer cozinha, sendo também totalmente independente. Representando os valores de uma sociedade.

Dizia, José Martí, que a sociedade não é completa se não houver a participação ativamente da mulher. Os revolucionários precisam da participação ativa dos seus ideais, independentemente de gênero. Portanto, em Cuba isso é uma realidade, a luta pelas igualdades em qualquer aspecto, não há diferença entre homens e mulheres que exercem a mesma capacidade de direitos e deveres. Não importando, se uma mulher ou um homem é o dirigente porque ambos têm a mesma capacidade e possibilidade de ser eleito.

Quanto à questão do aborto, em Cuba é totalmente livre. No entanto, há uma preocupação muito grande com a educação sexual, com a finalidade de não somente evitar todas as doenças sexualmente transmitidas, como também, evitar ao máximo a intervenção cirúrgica desse procedimento porque é perigoso e pode vitimar seriamente uma mulher. Então, o empenho do governo cubano é para esclarecer a população para que não se precise fazer o aborto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário