sábado, 23 de abril de 2011

Jovens são presos ao distribuir panfletos sobre a Macha da Maconha no Rio

"O TRAFICO DE DROGAS É UM FLAGELO E UMA TRAGÉDIA..."
Fidel Castro

"Não preciso me drogar para ser um gênio;
Não preciso ser um gênio para ser humano;
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz."
Charles Chaplin

"O crime é produto dos excessos sociais." Lênin



Quatro pessoas foram detidas no início da madrugada deste sábado no Rio ao distribuir panfletos com a programação das passeatas da Marcha da Maconha, e contendo ainda frases em defesa da legalização da droga. A ocorrência se deu na Rua Men de Sá, na Lapa.

Renato Athayde Silva, Thiago Tomazine, Adriano Caldas e Achille Lollo foram levados para a 5ª DP (Gomes Freire) e autuados por apologia ao crime. Eles se recusaram a prestar depoi,emto e disseram que só falariam em juízo. Após serem indiciados, todos foram liberados.

Dois integrantes do grupo usavam camisetas com o nome do movimento que apóia a liberação da maconha. O grupo portava também um cartaz. Nos panfletos, frases questionavam a ilegalidade da droga. O conteúdo ainda afirmava que a erva é utilizada há anos para diversos fins, e que sua venda legal poderia render dividendos para o Estado. Ainda segundo panfleto, o comércio ilegal da maconha tem como consequência “violência e corrupção”.
O advogado do movimento, Gerardo Xavier Santiago, que seria autor do texto contido no panfleto, considerou a prisão arbitrária. Segundo ele, a Justiça já decidiu, eo diversas ocasiões, favoravelmente À realização da Marcha da Maconha, e que a manifestação seria de cunho político. (sic)


Fonte: http://www.jb.com.br/
          Jornal do Brasil 


Considerando a polêmica da aludida droga me causa preocupação quanto aos estudos realizados que associam a maconha a psicose, conforme demonstra a matéria a seguir:

"Maconha aumenta o risco de psicose, diz pesquisa.

Pessoas que consumiram maconha na adolescência ou no início da vida adulta enfrentam maior risco de apresentar sintomas de psciose mais tarde, afirma um estudo recém-divulgado.
A pesquisa, realizada pelo professor Jim van Os, da Universidade de Maastricht, da Holanda, foi feita na Alemanha, e contou ainda com pesquisadores da Suíça e da Grã-Bretanha.
A psicose é uma desordem mental na qual o indivíduo perde o contato com a realidade.
O estudo, publicado na revista especializada British Medical Journal, acompanhou um total de 1.923 pessoas ao longo de um período de dez anos."


A psicose é uma patologia mental séria em que o delírio e a alucinação são uns dos principais sintomas, além de perda da realidade. Importante lembrar que o transtorno bipolar também está associada à psicose, antes conhecida por psicose maníaco depressiva.

Não obstante, a questão de descriminalização ou não da droga, estamos vivendo num modelo idealizado a fim de escapar da realidade capitalista de sociedade de consumo, em que se lançam mão de subterfúgios para amenizar as angústias, sejam nas drogas lícitas (álcool, tabaco, psicotrópicos), ilícitas (maconha, cocaína, crack e etc), ou na religião.

Com efeito, os países ditos de primeiro mundo a população é grande consumidora da maconha, adormecendo jovens que trocam a ideologia de luta por um mundo melhor para fazer parte desse sistema que não permite questionamentos quanto a desigualdade, má distribuição de renda e a fome.

Sou contra qualquer forma de censura quanto a manifestação de liberdade de expressão, mas o próprio regime capitalista apóia o consumo das drogas como forma de alienar a população e, mais ainda, as drogas geram uma lucratividade absurda somente perdendo para a indústria armamentista.

Portanto, cabe as políticas públicas do Estado educar e esclarecer a população a gravidade das drogas e, não impedir uma manifestação popular. O foco central está no tráfico que gera uma sociedade robotizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário