sábado, 23 de abril de 2011

AMOR e REVOLUÇÃO

"A história da sociedade até aos nossos dias é a história
da luta de classes." Karl Marx 

"A liberdade custa muito caro e temos ou de nos resignarmos a viver sem ela ou de nos decidirmos a pagar o seu preço." José Martí



Muitos afirmam que não assistem “novela”, até numa falsa afirmativa assistindo escondido. Pois, novela passou a ter uma conotação preconceituosa de entretenimento das classes sociais menos favorecidas. No entanto, considerando ser uma forma de expressão cultural, tanto quanto outras, aproveito para chamar a atenção para a novela do SBT, "Amor e Revolução". Na qual, se retrata uma parte da nossa história tão controversa.

A novela traz à tona o Golpe Militar ocorrido em 1964 e que desencadeou o período da ditadura por vinte e um anos, mais conhecido por anos de chumbo. As cenas são chocantes e reportam do passado as sessões de tortura aos engajados nos movimentos revolucionários.

Todavia, mais chocante ainda são os dolorosos depoimentos ao final de cada capítulo de alguns integrantes dos movimentos que sobreviveram ao regime, trazendo as marcas psicológicas, jamais esquecidas.

Não há o que se questionar sobre a prática da tortura e, muito menos os homicídios ocorridos nos porões da ditadura. Eis que, tortura é um crime contra a dignidade da pessoa humana e, tampouco a pena de morte poderia ser institucionalizada pelo Estado.

Importante salientar, que diante de um confronto ou de uma guerra civil é admissível que haja baixas de ambas as partes do combate armado. Mas, daí aprisionar os combatentes e aplicá-los torturas em busca aos outros participantes do movimento é crime.

Cumpre ainda ressaltar, que não somente os engajados nos movimentos revolucionários resistiram à Ditadura Militar, outras categorias também foram contra o regime, assim como os artistas e os liberais. Entretanto, somente a luta armada, seja a guerrilha urbana ou rural, seria capaz de enfrentar o regime imposto.

Acontece que tornou-se quase impossível restaurar a democracia ou fazer a revolução. Pois, estavam na verdade por trás desse golpe os Estados Unidos, fornecendo técnicas aprimoradas de tortura, sendo financiados pelos grandes empresários e, até a classe média aderiu ao golpe denunciando os revolucionários.

Se houve desapropriações, como assalto à bancos para financiar a revolução, “seqüestros” à Embaixadores, que os considero rapto, já que o objetivo era tão somente a troca de presos políticos na tentativa de salvá-los das torturas e da morte. Não vejo outra forma de combate possível, então os que caíram nas ações que fossem julgados e se condenados pagassem sua pena, como previsto na legislação penal.

Contudo, não foi isso o que ocorreu, houve um julgamento unilateral e arbitrário com o crime institucionalizado pelo Estado. É inconcebível que jovens participantes de passeatas, de panfletagem, ou jornalistas em suas funções de liberdade de expressão, professores e padres fossem condenados por crime contra a segurança nacional.

Acredito que as mães que tiveram seus filhos e filhas, na luta armada, queriam apenas, levar maçãs aos seus rebentos nas prisões. E, não viverem por longos anos na angústia de não terem sequer o direito a sepultá-los. Eis que, até os prisioneiros de guerra têm seus direitos garantidos.

Portanto, vale a pena conferir a novela, vocês encontrarão a história contada por ambos os lados, tanto que até existiam militares democratas e que se recusaram a ser co-autores das atrocidades cometidas.

Continua...
                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário